FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA NA AME

O comprometimento respiratório é presente na maioria dos casos e está diretamente relacionado com o prognóstico. Os indivíduos com o tipo I ou os que não se sentam, evoluem frequentemente com insuficiência ventilatória.
A fisioterapia respiratória aplicada de forma proativa visa evitar as complicações respiratórias, melhorar o prognóstico e a qualidade de vida do paciente. O tratamento respiratório tem suas particularidades e deve respeitar as especificidades da doença.
Recebemos diariamente inúmeras dúvidas e dificuldades de equipes multidisciplinar no manejo respiratório dos pacientes com AME, seja em ambiente domiciliar ou hospitalar. Muitos erros podem ser irreversíveis ou até mesmo fatais. Por isso, a capacitação profissional específica se torna necessária para garantir uma abordagem adequada e o sucesso do tratamento.

OBJETIVOS DO CURSO

• Capacitar profissionais fisioterapeutas para uma adequada atuação e raciocínio clínico do ponto de vista dos cuidados respiratórios.

• Oferecer conteúdo científico e atualizado, com base nos principais consensos científicos e na experiência clínica dos profissionais ministrantes, que são referência nacional em suas áreas de atuação.

• Possibilitar, através de conteúdo prático com adequado raciocínio clínico, que o profissional tenha capacidade de atuar de forma imediata e eficaz.

PÚBLICO ALVO

• Fisioterapeutas que atuam ou têm interesse em atuar com pacientes com AME, seja o profissional recém-formado ou aquele já com experiência clínica que busca aprimoramento, atualização ou reciclagem.

• Estudantes de Fisioterapia.

CARGA HORÁRIA

A carga horária do curso de Fisioterapia Respiratória na AME é de 14 horas, entre aulas teóricas e práticas, gravadas e ao vivo.

CERTIFICADO

Será fornecido certificado (14 horas) aos inscritos que concluírem o curso.

COORDENAÇÃO

Eduardo-Vital
Eduardo Vital
Fisioterapeuta. Doutor e mestre em ciências da reabilitação pela FMUSP, com especialização em intervenção fisioterapêutica nas doenças neuromusculares pela UNIFESP e especialização em unidade de terapia intensiva, urgência e emergência pela FMUSP/HC. Fisioterapeuta respiratório voluntário do ambulatório do setor de investigações em doenças neuromusculares da UNIFESP. Fisioterapeuta respiratório voluntário no ambulatório de doenças neuromusculares do HC/USP. Fisioterapeuta voluntário da ABDIM viver bem sem limites, INAME, Pro cura da ELA e ABRELA. - Membro do comitê científico do Iname e da Pro-Cura da ELA. Sócio proprietário da Neuromuscular Care.

PROFESSORES

Eduardo-Vital
Dr. Eduardo Vital
Fisioterapeuta. Doutor e mestre em ciências da reabilitação pela FMUSP, com especialização em intervenção fisioterapêutica nas doenças neuromusculares pela UNIFESP e especialização em unidade de terapia intensiva, urgência e emergência pela FMUSP/HC. Fisioterapeuta respiratório voluntário do ambulatório do setor de investigações em doenças neuromusculares da UNIFESP. Fisioterapeuta respiratório voluntário no ambulatório de doenças neuromusculares do HC/USP. Fisioterapeuta voluntário da ABDIM viver bem sem limites, INAME, Pro cura da ELA e ABRELA. - Membro do comitê científico do Iname e da Pro-Cura da ELA. Sócio proprietário da Neuromuscular Care.
Simone-Goncalves-de-Andrade-Holsapfel
Dra. Simone de Andrade Holsapfel
Fisioterapeuta respiratória com especialização em doenças neuromusculares. Atua de forma voluntária no atendimento aos pacientes das associações ABDIM, ABRELA, Pró-Cura da ELA e INAME. Fisioterapeuta voluntária do ambulatório de Esclerose Lateral Amiotrófica da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Professora convidada do curso de pós graduação da especialização em doenças neuromusculares da UNIFESP e da pós graduação do Hospital Israelita Albert Einstein. Atuou por 13 anos, no setor de respiratória da extinta Associação Brasileira de Distrofia Muscular – ABDIM, e após, na fusão com a AACD até 2016. Membro do comitê científico do INAME e da Associação Pró-Cura da ELA. Autora de capítulo de livros escrito na área de fisioterapia respiratória. Sócia proprietária da Neuromuscular Care.
Rita-Guedes
Dra. Rita Guedes
Fisioterapeuta Respiratória do Programa VENTLAR/FHEMIG - Programa de Assistência aos Pacientes com Doença Neuromuscular da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - desde 2002, ano da sua fundação. Professora convidada do módulo “Fisioterapia Respiratória nas Doenças Neuromusculares” no curso de graduação e no Curso de Especialização na área de Fisioterapia Cardiorrespiratória da UFMG (2004 a 2010, 2014 a 2018). Professora convidada do módulo “Reabilitação das Deficiências Cardiovasculares e Respiratórias em Fisioterapia Neurofuncional” no Curso de Especialização na área de Fisioterapia Neurofuncional do Adulto da UFMG de 2017 a 2021. Palestrante convidada em Congressos Nacionais sobre temas relacionados à Fisioterapia Respiratória, Ventilação Não Invasiva e Atendimento aos pacientes com Doença Neuromuscular. Coautora de Capítulos de livros relacionados à Fisioterapia Respiratória e VNI nas Doenças Neuromusculares.
Renalli-Alves
Dra. Renalli Alves
Fisioterapeuta, especialista em fisioterapia neurofuncional da criança e do adolescente. Pós-graduada em fisioterapia cardiorrespiratória. Doutoranda em Saúde Integral
Sabrina-A.-Prado-Lucas
Dra. Sabrina A. Prado Lucas
Fisioterapeuta, especialista em Fisioterapia Hospitalar pelo Hospital Felício Rocho – Belo Horizonte/MG. Especialista em fisioterapia neonatal pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Experiência na área hospitalar, em Unidades de Terapia Intensiva Adulto e Neonatal. Atua, desde de 2008, com doenças neuromusculares, principalmente com Atrofia Muscular Espinhal. Autora de publicações em Congresso Internacional de AME (Cure SMA Conference/www.curesma.org), nos EUA. Membro do Comitê Científico do Iname – Instituto Nacional de Atrofia Muscular Espinhal, onde estuda os tratamentos e protocolos mais avançados para garantir a qualidade de vida do paciente.
Barbara-Bernardo
Dra. Bárbara Bernardo
Fisioterapeuta, Doutoranda em Biologia aplicada à Saúde-LIKA/UFPE, Mestre em Saúde Materno Infantil pelo IMIP-PE e Pós-graduada em Fisioterapia Pediátrica pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira. Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Tiradentes PE e AL. Fisioterapeuta do Instituto Breno Bloise, que trata de indivíduos com Doenças Raras do Estado de PE. Socorrista formada pelo Resgate das Dunas RN com formação no BLS - Suporte Básico de Vida.
Rodrigo-de-Holanda
Dr. Rodrigo de Holanda
Médico Neurologista com Residência Médica em Neurologia pelo Hospital das Clínicas da FMUSP. Assistente do grupo de Doenças Neuromusculares e Miopatias do Hospital das Clínicas da FMUSP. Pesquisador e médico assistente do Grupo de Estudos em Atrofia Muscular Espinhal do Hospital das Clínicas da FMUSP. Neurologista do Pronto Socorro do Hospital das Clínicas da FMUSP. Membro do Comitê Científico do INAME.
horas de conteúdo
aulas
professores
dias de acesso

CONTEÚDO DO CURSO

- Fisiopatologia da fraqueza dos músculos inspiratórios.

- Fisiopatologia da fraqueza dos músculos expiratórios.

- Fisiopatologia da fraqueza dos músculos bulbares.

- Particularidades respiratórias em cada tipo de AME.

- Características do sono que potencializam a hipoventilação alveolar.

- Sinais clínicos respiratórios na AME.

- Padrão paradoxal e tórax em sino.

- Hipoventilação alveolar.

- Principais complicações respiratórias na AME.

Consenso científico 2018.

- Avaliação: Tipos I, II, III.

- Avaliação clínica: inspeção e exame físico.

- Capacidade vital e capacidade vital forçada - espirometria e ventilometria.

- Pico de fluxo de tosse.

- Manuvacuometria pressões respiratórias / Sniff.

- Medidas de CIM e PFT com CIM.

- Oximetria diurna e noturna.

- Capnografia (mainstream e transcutâneo).

- Polissonografia.

- Gasometria (quando realizar?).

- Prática.

- Caso clínico.

- Técnicas de recrutamento alveolar/volume pulmonar/empilhamento de ar:

         - Ressuscitador manual (AMBU);

         - Respiração glossofaríngea (RGF);

         - Insuflação passiva/empilhamento passivo.

- Indicação da técnica.

- Benefícios da técnica.

- Frequência da técnica.

- Contraindicações da técnica.

- Complicações da técnica.

- Demonstração prática.

- Caso clínico.

- Indicação.

- Contraindicações.

- Benefícios.

- Interfaces - vantagens e desvantagens.

- Tipos de ventiladores.

- Parametrização: modos ventilatórios, FR de backup, sensibilidade.

- Monitorização: avaliação/resposta terapêutica.

- Tipos de circuitos.

- Umidificação da via aérea – umidificação ativa e passiva.

- Filtros de barreira.

- Segurança da VNI: bateria, deslocamentos.

- Qualidade de vida na VNI: adaptações, passeios.

- Caso clínico.

- Manejo do paciente em ventilação mecânica invasiva.

- Demonstrativo de equipamentos, interfaces e filtros.

- Tosse fisiológica e comprometimento da tosse do paciente com AME.

- Assistência manual à tosse: AS, RGF, prensa torácica/abdominal.

- Fisioterapia respiratória no manejo de secreções (MHB, DP, técnicas de fisioterapia convencional).

- Assistência mecânica à tosse:

         - Indicações;

         - Contraindicações;

         - Prescrição/parametrização;

         - Uso de filtros.

- Manejo da sialorreia:

         - Aspirador de secreções;

- Abordagem multidisciplinar: nutrição (hidratação), fonoaudiologia (gerenciamento da saliva e manobras de proteção de VA) e médico (medicamentos xerostômicos).

- Caso clínico.

- Demonstrativo de assistência mecânica e manual à tosse.

- Insuficiência ventilatória x insuficiência respiratória.

- Oxigenioterapia na AME:

         - Fisiologia do controle ventilatório por meio dos gases;

         - Quando usar?

- Como usar?

         - Repercussões negativas do uso inadequado do oxigênio.

- IOT – quando é indicado, como ventilar esse paciente de forma invasiva;

- Protocolo de extubação;

- Erros frequentes da abordagem respiratória na AME: uso do CPAP e/ou binível da linha do sono, protocolos de desmame convencional, uso de VNI em ventiladores de unidade de terapia intensiva, erro no manejo de secreções, exercícios com carga e inspirômetros de incentivos.

- Casos clínicos situações agudas.

- RCP – prática (bonecos).

- Decanulação na AME tipos II e III.

- Fisioterapia respiratória, capacitação das famílias e organização do home care.

- Aspectos respiratórios à luz dos novos tratamentos medicamentosos.