TERAPIA OCUPACIONAL NA AME

O Curso abordará a atuação da terapia ocupacional em pacientes com AME, na perspectiva recente dos novos medicamentos.
O conteúdo programático pretende estimular reflexões entre a prática clínica e as evidências científicas, além de envolver e engajar um grupo cada vez maior de profissionais para trocas colaborativas e formação de rede para crescimento da terapia ocupacional nessa área de atuação.

Deixe aqui os seus dados
para lista de espera.

OBJETIVOS DO CURSO

• Capacitar profissionais da área de terapia ocupacional para uma atuação e raciocínio clínico adequados no atendimento de pacientes com AME.

• Oferecer conteúdo científico e atualizado, com base nos principais consensos científicos e na experiência clínica dos profissionais ministrantes, que são referência nacional em suas áreas de atuação.

• Possibilitar, através de conteúdo prático com adequado raciocínio clínico, que o profissional tenha capacidade de atuar de forma imediata e eficaz.

PÚBLICO ALVO

• Terapeutas Ocupacionais que atuam ou têm interesse em atuar na área de doenças neuromusculares e especificamente na reabilitação de pacientes com AME, seja o profissional recém-formado ou aquele já com experiência clínica que busca de aprimoramento, atualização ou reciclagem.

• Estudantes de Terapia Ocupacional.

O QUE VOU ENCONTRAR AO ME INSCREVER PARA ESTE CURSO?

• Aproximar-se do manejo de reabilitação da AME, já conhecido por sua complexidade.

• Refletir sobre modelos de atuação de terapia ocupacional personalizados para cada tipo e estágio da AME.

• Discutir sobre estratégias avaliativas que facilitem o planejamento terapêutico tanto no contexto ambulatorial quanto domiciliar.

CARGA HORÁRIA

A carga horária do curso de Terapia Ocupacional na AME é de 6 horas, entre aulas teóricas e práticas, gravadas e ao vivo.

CERTIFICADO

Será fornecido certificado (6 horas) aos inscritos que concluírem o curso.

INSCRIÇÕES

Ao se inscrever em um de nossos cursos, você está apoiando os projetos do INAME, como o Mutirão e o Projeto RespirAME. Saiba mais sobre eles aqui.

PROFESSORES

Adriana-Klein_2
Dra. Adriana Klein
Terapeuta ocupacional, especialista em doenças Reumáticas, terapia de mão e Reabilitação em doenças neuromusculares pela Unifesp, especialista em Tecnologia assistiva pela FMABC, mestre em ciências da Saúde pela Unifesp e doutora em ciências pela Poli-USP. Foi responsável pelo setor de terapia ocupacional do ambulatório de Doenças do Neurônio motor da UNIFESP (2002-2010). Coordenou o setor de terapia ocupacional da Associação Brasileira de Distrofia Muscular – ABDIM (2005-2013). Responsável pela plataforma MIBRELA (manual interativo brasileiro de esclerose lateral amiotrófica) do instituto Paulo Gontijo (IPG).
Camila-Pontes
Dra. Camila Pontes
Terapeuta Ocupacional especialista em Desenvolvimento Infantil com formação no Método Neuroevolutivo Bobath (básico e avançado), aperfeiçoamento em Reabilitação Neurológica da AACD e em Terapia da Mão e Membro Superior pelo IOT-HCFMUSP. Experiência na reabilitação neurológica e adequação postural por 13 anos na AACD Ibirapuera e co-fundadora do Instituto Funcionalitá em São Paulo.
Rodrigo-de-Holanda
Dr. Rodrigo de Holanda
Médico Neurologista com Residência Médica em Neurologia pelo Hospital das Clínicas da FMUSP. Assistente do grupo de Doenças Neuromusculares e Miopatias do Hospital das Clínicas da FMUSP. Pesquisador e médico assistente do Grupo de Estudos em Atrofia Muscular Espinhal do Hospital das Clínicas da FMUSP. Neurologista do Pronto Socorro do Hospital das Clínicas da FMUSP. Membro do Comitê Científico do INAME.
horas de conteúdo
aulas
professores
dias de acesso

CONTEÚDO DO CURSO

- Aplicação de instrumentos e escalas de avaliação validadas

- Avaliação física e funcional

- Elaboração de programa de reabilitação de membros superiores (MMSS)

- Prescrição, confecção e monitoramento de órteses para MMSS

- Prescrição de tecnologia assistiva para atividades de vida prática (AVD) e instrumentais (AIVD).

- Apoio à descoberta de papeis ocupacionais e participação social de pessoas com AME.

- O papel da TO na equipe multidisciplinar de pacientes com AME
- Estudos recentes sobre a atuação da equipe multidisciplinar na era dos novos medicamentos.

Cadeiras de rodas e adequação postural